terça-feira, 26 de maio de 2009

Composição de look na produção de Moda

Composição do look na Passarela

O desfile da marca Brasiliense no Fashion Rio evoluiu do branco e neutro ao colorido, com cores contrastantes. Foram apresentadas peças com bastante leveza e transparência, fazendo com que a nova linha da Apoena se diferenciasse de sua antiga coleção; com bordados mais leves e discretos em algumas peças.
Contrapondo a neutralidade do início do desfile surge o vermelho tomate, o azul royal e o verde bandeira. Cartela inspirada na capa do álbum 'Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, tema do desfile. As borboletas vieram nos pés, em sapatilhas de couro caramelo. Na passarela apareceu apenas uma estampa.
O cenário de origamis brancos foi de Bill Macintyre. Os animais e as árvores de papel davam a sensação de tranqüilidade. A trilha sonora ficou aos cuidados de Hugo Siqueira e a beleza da equipe Ricardo Maia; resumindo: uma composição completa, que agrupou conceito, técnica e originalidade.


Composição do look nas Fotografias

O que importa na fotografia de moda é a sintonia de desejos: o desejo do fotógrafo, o desejo da editoria, o desejo da modelo, que também está ali representando um papel, é uma equação, o maquiador que também está lá se expressando, tudo isso resulta em uma boa fotografia de moda.


As cores fortes e o exagero são algumas das principais caraterísticas, e ambas estão bem presentes aqui. Assim, as fotos e a composição dos looks ficam bem equilibradas, mesmo com taaaantaaa informação. De uma boa fotografia como essa, que é feita sobre o melhor ângulo, a melhor iluminção, podemos tirar tendências para a próxima temporada; como cores, tecidos, texturas, etc.

CORES & TEXTURAS BY EMMA SUMMERTON- Colorida, audaciosa, inovadora, esta é a fotografia Emma Summerton. A modelo Rachel Zimmerman foi a musa do ensaio composto por uma bela composição. As cores intensas e vibrantes mescladas com o "sugar color" do short se equilibram entre si.

Composição do look no Vitrinismo

A vitrine é um dos componentes mais importantes de uma loja, ela funciona como elemento de ligação entre o cliente e o vendedor. Nesta nova era, esse componente impreterível, passa a ser uma estratégia de marketing.
Nela visualizamos muito mais do que produtos, nela identificamos o conceito e a identidade de uma marca.

-Não use a vitrine como estoque. Mostre o que tem para vender, aguçando a curiosidade e a vontade do cliente de entrar na loja.
-Looks com cores semelhantes passam mensagens de elegância e são mais clássicos, looks coloridos são mais informais.
Além de emagrecedores, não precisam ser monótono. Faz-se looks monocromáticos sérios, com tons mais neutros e escuros, ou mais divertidos, com cores claras e coloridas e são perfeitos para alongar o corpo, bem como os decotes em V.
Na composição da vitrine, luzes, cores e sinalização têm papéis fundamentais nesse trabalho, mas sempre tendo o produto como referencial.
A vitrine pode parecer linda vista de dentro, mas apenas de fora é possível notar coisas óbvias que estão prejudicando a composição.


Utilizando imagens da top model Carol Trentini, a decoração das vitrines da joalheria H.Stern retrata um quadro renascentista, seguindo o estilo da campanha da marca. A modelo, usando jóias da Coleção Natur, aparece como musa de um pintor fiel, ao lado de uma grande flor dourada, que faz referência ao tema das jóias, inspiradas em jardins famosos do mundo. Uma composição de luzes douradas ilumina o centro do quadro e dá o tom natalino à decoração. Displays e bancadas revestidos de voil completam com leveza a criação da equipe cenográfica da joalheria.

Vitrine monocromática super glamourosa. Mostrando que o menos sempre é mais. A Fendi acertou na iluminção indireta. Uma vitrine clássica, básica e que chama a atenção. Os manequins bem dispostos, estabelecem uma forte ligação.

Erros encontrados na composição de looks nas vitrines


A vitrine tem uma quantidade desnecessária de mercadorias. Assim, acaba dificultando a visualização dos modelos e qual o perfil da loja.
O uso dos modelos em apenas três cores (vermelho, cinza e branco) torna a composição monótona.
As etiquetas escritas a mão dificulta a falta de leitura por falta de contraste entre as cores e de poluírem visualmente os modelos.
Na composição da vitrine há a tentativa de exploração de um grafismo.

A vitrine explora a sazonalidade do comércio, mesmo não tendo uma linguagem conceitual. Os manequins estão dispostos de maneira confusa. Acabam se misturando com o colorido das roupas da parte interna da loja, o que faz com que o observador não tenha um ponto de fixação.
O apelo mais forte da vitrine é a forma de parcelamento, ou seja, a loja não tem um perfil de investimento, ela se baseia no estilo de vida do público,se preocupando com o nível econômico dos compradores.

A Loja tem um perfil mais ligado ao estilo de vida do consumidor.
A vitrine aborda a promoção e o preço, mas eles são dispostos discretamente.
São expostos apenas 3 manequins, cada um traduzindo um “estilo” de vestir. Cada modelo exposto é associado a um tipo de mãe no qual a loja faz referência nos banners. Através dessa ligação a loja cria uma linearidade e dá limpeza a sua fachada ,permitindo sua fácil leitura e visualização. Essa estratégia aumenta as chances de captar olhares perdidos no espaço urbano que cerca a própria loja.

Composição do look na Publicidade


Fotos da Campanha Louis Vuitton

Marc Jacobs teve a grande idéia de chamar ninguém menos do que Madonna, para ser a garota propaganda para a camapanha publicitária de moda para a Louis Vuitton. Serão seis fotos de uma atmosfera nova, criada pelo renomado fotógrafo Steven Meisel. Poses inusitadas, diversos acessórios e uma iluminação diferenciada farão parte do ensaio da "Diva".

Composição do looks em Editorial de Moda

O editorial de moda é um dos recursos mais utilizados pelas empresas para apresentar seus produtos aos públicos específicos, buscando o aval das importantes revistas ou publicações do setor (por meio dos jornalistas consagrados que assinam as matérias ou simplesmente pelo grau de importância do veículo no qual o produto foi divulgado).
No universo editorial, cada publicação atinge a um público-alvo específico de forma única e com valores determinados. As revistas possibilitam que as grifes construam sua imagem de modo particular e realizem uma sintonia fina entre seus objetivos mercadológicos e seu plano de mídia.

Com o tema Evoluzione Della Specie, a edição de novembro da Elle Itália traz um ensaio curioso chamado ‘Evoluzione della specie’. Nele a modelo Kemp Muhl (fotografada por Ruven Afanador), aparece cercada por esqueletos e com um make todo atual:o batom escuro; no que parece ser uma sala de anatomia. Apesar do "clima" ligeiramente mórbido, não podemos negar a capacidade de criação e perfeccionismo dos edotoriais italianos.Entre as peças de alta-costura, é possível reconhecer um vestido geométrico Martin Margiela ou um listrado Armani Privé. A composição das peças, cores e iluminção é bem satisfatória.




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