terça-feira, 26 de maio de 2009

Fotógrafa Annie Leibovitz
“A fotografia é a arte da visão, por isso, deve ser muito bem estudada para que se possa sempre captar aquele momento, aquele simples segundo ainda que mostrando sempre a real beleza do fotografado.”

Annie Leibovitz é uma fotografa que se notabilizou por realizar retratos, cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado.
Começou a se interessar por fotografia após uma viagem de visita a sua família, que estava vivendo nas Filipinas.Durante alguns anos ela continuou a desenvolver suas aptidões ao mesmo tempo em que teve diversas ocupações, inclusive na época em que viveu em um Kibbutz, em Israel, em 1969.
De volta aos Estados Unidos, em 1970, começou a trabalhar na revista Rolling Stones.
Em 1973, Annie foi nomeada chefe de fotografia da revista, tendo permanecido até 1983. Seu estilo de fotografar as celebridades ajudou a definir o visual da revista.
Em seu meio, Annie Leibovitz desenvolveu técnicas até então não exploradas por seus colegas. A respeito disto, ela diz: "Quando estava na Rolling Stone, tentava me adaptar ao pensamento da revista, comecei então a desenvolver meu trabalho com uma iluminação mais elaborada. Eu sobre-expunha meus retratos, usava luzes fortes sem me importar se fosse dentro ou fora.”
Annie começou a misturar luzes de estrobo com luz natural, um efeito que hoje vemos muito nas revistas.
Isso, junto ao fato de não dispor, geralmente, de muito tempo para conhecer o sujeito de seus retratos, ajudaram Annie a perceber mais suas personagens, de forma rápida, ou seja "tentar tirar as idéias das personagens, que é o que as torna válidas". Mas agilidade não é o que conta a respeito do trabalho de Annie Leibovitz.
Seu trabalho pode ser descrito como amante da beleza e da inovação.
A constância do trabalho de Annie, em produzir fotos tão reveladoras, porém reais, sem aquele toque super elaborado dos padrões Hollywoodianos, traduz o olho de uma artista única, que diz: "sempre que se fotografa algo, aprende-se alguma coisa nova", lição esta que deve ser seguida para a garantia de um trabalho sério e extraordinário.

Alguns dos seus projetos mais conhecidos são:
1975- foi a fotógrafa da revista Rolling Stone escolhida para acompanhar a turnê dos Rolling Stones nas Américas.
Anos 80 - fotografou inúmeras celebridades para a campanha publicitária mundial do cartão American Express
.
Desde
1983- trabalhando como fotógrafa-retratista para a revista Vanity Fair
.
1991
- exposição na National Portrait Gallery.
Julho de
2006- fotografou Suri Cruise, a filha de Tom Cruise e Katie Holmes, numa reportagem sobre o casal na revista Vanity Fair.

Fotografias famosas:
John Lennon (com Yoko Ono) em foto realizada na manhã do dia de seu assassinato.
Demi Moore
nua com um terno pintado em seu corpo.
Whoopi Goldberg
numa banheira cheia de leite.
Dan Aykroyd e John Belushi,em The Blues Brothers
, com as faces pintadas de azul.
Dolly Parton posando frente a Arnold Schwarzenegger
exibindo seus músculos.
Jennifer Hudson,a primeira cantora negra a aparecer na capa da Vogue.

Livros Publicados:
Seis livros de fotografias: Photographs, Photographs 1970-1990, American Olympians, Women, American Music e A Photographer’s Life 1990-2005.

Editorial:Campanha para parques temáticos da Disney "Year of a Million Dreams"
Modelo: Scarlett Johansson
Fotografia: Annie leibovitz
Leibovitz explorou, desta vez, uma velha aliança simbólica cujo apelo se mantém. Assim, as suas imagens cruzam o glamour dos protagonistas com os universos de álgumas fábulas que fazem parte do imaginário colectivo: Scarlett Johansson surge com as vestes de Cinderela na famosa cena da escadaria em que a heroína foge do baile sem um dos sapatos de cristal. O cenário foram as escadas do Memorial dos Soldados e Marujos em Nova York, com o castelo aplicado virtualmente; os sapatos foram desenhados por Steuben e a tiara de jóias usada pela atriz e desenhada por Harry Winston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário